Você sabe o que acontece no oceano durante a passagem de um Furacão? Após a passagem do Furacão Irma nas últimas semanas, o mundo todo viu o rastro de destruição gigantesco que um furacão pode deixar ao passar pela superfície terrestre, mas e no oceano? O que acontece com a vida marinha?
Desde a enorme destruição causada pelo Furacão Irma nesta última semana, notícias que acreditávamos ser impossíveis de acontecer estão sendo veiculadas, como por exemplo um Mar das Bahamas sendo sugado por conta de uma tempestade devastadora que começou nas ilhas Caribenhas. Face a isto, é possível levantar alguns questionamentos do tipo: O que aconteceria com a vida marinha se um oceano viesse a secar?
Bom, isso depende de uma série de fatores, um deles é se a espécie se locomove ou não, e se caso isso ocorra, temos que analisar se ela possui capacidade para prever o que pode acontecer nas próximas horas ou até mesmo dias. Como por exemplo, animais como os tubarões galha preta conseguiram sentir uma mudança mínima na pressão da água e migraram para o mar aberto horas antes da passagem do Irma pela região. Já outras espécies podem ser dizimadas mesmo tendo a capacidade de natação, como Peixes, crustáceos e moluscos.
Além de atingir diretamente a vida marinha, um Furacão pode atingir rotas e alimentação de algumas espécies migratórias como baleias e peixes.
Sendo assim o Furacão oferece uma ameaça muito maior pra vida marinha do que um Tsunami pelo fato de não ter uma rota bem definida, e ser imprevisível pra muitas espécies.
Nenhum comentário:
Postar um comentário